segunda-feira, janeiro 15, 2007

Perguntas sem resposta

Quando me disseram que havia um actor da série Morangos Com Açúcar na lista dos 100 Grandes Portugueses, tive primeiro uma apoplexia e depois encarei a verdade: a presença de Hélio Pestana dá credibilidade a este concurso, caso contrário seria levada a crer que o povo português já só se interessava por grandes escritores e estadistas.

O que eu não percebo mesmo é o insondável mistério do nome "Maria do Carmo Seabra" nesta lista. Note-se que não me refiro sequer à sua irrelevância política até agora (pode ser que um dia volte a ter "paciência" para a política e cumpra um papel glorioso na nossa história). Refiro-me ao mistério de saber quem votou em Maria do Carmo Seabra. Quem é que se lembrou do nome dela? Quem é que ainda se lembra dela? E porquê - meu Deus - porquê?